Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s)

Os resíduos deverão ser uma prioridade da política europeia e nacional, das políticas autárquicas e das preocupações dos cidadãos, devido à sua importância ambiental, económica e social, que os coloca no centro de uma “Economia Verde”, dado que podem potenciar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, reduzindo os impactes ambientais associados à sua utilização, criar oportunidades de negócio e valor acrescentado e promover a criação de emprego.

Resíduo Urbano é o resíduo proveniente de habitações bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações.

No que respeita à composição física, os resíduos urbanos são constituídos por vários tipos de materiais e produtos em fim de vida. Das fracções que os compõem, os materiais biodegradáveis assumem especial relevo e integram os materiais putrescíveis, os resíduos verdes, o papel/cartão e as embalagens de cartão para alimentos líquidos, que em conjunto representam cerca de 55%, em peso dos resíduos urbanos.

Entre em contacto connosco